5 dicas para escolher a iluminação da sua mesa

0
174

Trabalhar em casa se tornou algo mais comum nos últimos anos. Em razão das mudanças recentes pelas quais o mudo vem passando, pensar em um ambiente interno de trabalho é essencial para garantir mais qualidade de vida. Pensar na ergonomia e na saúde, portanto, deve ser prioridade de quem está começando a aderir ao home office.

E um bom ambiente de trabalho começa pela iluminação. Pensar em como o espaço será iluminado é crucial para ter um espaço confortável onde você possa passar horas criando e trabalhando, sem se preocupar com a escuridão. A luz comum que já vem no teto de muitos apartamentos e casas costuma ser muito forte para ficar acesa durante todo o dia.

Além de consumir muita energia, esse tipo de luz também não é adequada para a vista de quem passa horas na frente do computador. Para esse caso o ideal é adorar uma luminaria de mesa desenvolvida para iluminar espaços voltados para o trabalho. Com uma luz suave, essas luminárias são os itens preferidos de escritores, artistas e profissionais especialistas em home office.

Existem vários modelos de luminárias de mesas disponíveis no mercado. Umas maiores, outras menores, algumas com cores mais fortes e outras desenvolvidas em tons mais sóbrios. A luminária ideal para o seu espaço de trabalho vai depender da decoração da sua casa, assim como da necessidade que você tem de luz durante o dia a dia. Para ajudar e escolher sua luminária, separamos algumas dicas.

Iluminação direta

O ponto central na hora de escolher por uma luminária é saber que ela deve cumprir a função de iluminação direta. Isso quer dizer que, enquanto a luz do teto serve para iluminar todo o ambiente, a luminária precisa iluminar apenas um espaço específico, de preferência, o seu caderno ou espaço de leitura. Por isso, evite comprar uma luminária muito potente, pois sua vista pode ficar cansada e você pode usar a luz do teto quando precisar de mais luz.

Com articulação

Praticidade é tudo na hora do trabalho. Às vezes precisamos iluminar determinados espaços que uma luminária convencional tem dificuldades em iluminar, limitada pela sua própria estrutura. Para solucionar esse problema, você pode investir em uma luminária articulada, que pode ser deslocada com mais facilidade até o ponto que pretende iluminar.

Lâmpadas frias

Outra dica que vai salvar sua vida, ou seus olhos, é optar por uma luminária que tenha lâmpadas frias em sua composição. Lâmpadas LED ou fluorescentes são os melhores modelos de iluminação fria, pois não emitem calor e mantêm o ambiente em uma temperatura razoável. Diferente das lâmpadas quentes de filamento, que podem esquentar tanto o seu home office que um ar condicionado vai ser mais que necessário.

Posicionamento

Por fim, ao escolher sua luminária, pense no posicionamento que ela vai ocupar no seu espaço. Opte por luminárias que fiquem muito bem postas atrás do seu computador ou do lado. Isso porque, a luz do monitor já faz o trabalho de iluminação e não é necessária uma luminária na frente para enxergar o que está sendo escrito ou lido. Pelo contrário, uma luz nessa posição pode atrapalhar o trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui